Dicas de Afinação de Zabumba


Olá!!!

Muita gente me pede dicas de afinação de zabumba, então preparei um post sobre isso!

Pra começar, vamos esclarecer o seguinte: o zabumba (ou a zabumba) é instrumento presente em diversos núcleos de música regional nordestina, portanto há uma variação grande entre afinação, peles e baquetas usadas. Mas a zabumba se popularizou muito pelo forró pé-de-serra, e é esse olhar do forró pé-de-serra que eu uso pra falar do instrumento.
Então, antes de tudo, é muito importante ouvir quem fez história no forró e na música brasileira. Artistas respeitados como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Sivuca e Hermeto Pascoal, são, indiscutivelmente e independente de gosto musical, autoridades no assunto e sempre ensinam algo pra vc. Cada vez que vc escuta aprende algo. Nem que seja a mesma música...rs....Comigo sempre funciona assim!
E além de ouvir muita coisa boa, tenho a sorte de ter contato com ótimos zabumbeiros, alguns inclusive já tocaram com grandes nomes do forró e da música regional.
Então todas as informações que tenho e repasso, são baseadas nessa pesquisa e no contato com zabumbeiros muito competentes.
. Partes da Zabumba:

Casco, corpo ou tambor: É o tambor propriamente dito. Dependendo da profundidade e diâmetro, pode variar nos graves e harmônicos produzidos. Na maioria dos casos é de madeira, mas encontramos de metal também. (geralmente zabumbas de metal são chamadas de "bombo").
Aros:
Geralmente de madeira ou metal, os aros seguram as peles ao casco e mantém sua afinação.
Canoas ou tarrachas:
São as peças através das quais afinamos a zabumba. Elas são conectadas ao aro por parafusos, que, apertados ou afrouxados, determinam a pressão da afinação das peles.
Pele superior: É de onde se tira o som mais grave do instrumento, que marca os tempos fortes da música. Essa pele tocamos com uma baqueta de ponta de feltro ou material similar.
Pele inferior: Dessa pele tiramos o som mais agudo, estalado, marcando os contratempos. Usamos para isso uma vareta, que é mais fina e propícia para este som, chamada de "bacalhau".

Acessórios


Pirulito: É a baqueta que usamos pra tocar a pele superior.
Bacalhau: É uma vareta usada pra tocar a pele inferior.
Talabarte ou talabar: É uma correia geralmente de couro ou nylon usada para segurar o instrumento ao corpo do instrumentista.
 

Agora vamos falar mais detalhadamente de alguns itens.

. Casco, corpo ou tambor:



Esse é o elemento principal da zabumba, pois ele sozinho é 90% da zabumba em si...
Vamos falar aqui dos cascos de madeira, são os que tenho maior conhecimento e também porquê os de metal são poucos usados.
Continuando, um tambor bem construído é primordial para o som final da zabumba. É ele que vai determinar os graves, ressonância e  harmônicos do instrumento. A afinação da zabumba tem muitas dicas e detalhezinhos que influenciam bastante, mas se o tambor não for de qualidade, dificilmente você vai conseguir tirar um som satisfatório do seu instrumento.

Medidas mais comuns:
Diâmetro - varia de 16 a 22 polegadas.
Profundidade - varia de 6 a 12 polegadas.

Quanto maior a profundidade do instrumento, mais fácil tirar graves, e quanto maior o diâmetro, maior a quantidade de harmõnicos produzidos.
Quanto à madeira utilizada, quanto mais densa, você vai ter mais harmônicos, mais ataque e o som vai ressoar mais. Madeiras menos densas produzem um som mais controlado, por isso são muito usadas em estúdio.
O Maple (ou plátano) e o Birch (ou bétula) são consideradas as madeiras "perfeitas" por muitos músicos, por produzirem graves mais controlados, harmônicos sutis e afinação clara e precisa. Como exemplos de outras madeiras muito usadas, também temos mogno, bapeva, cedro rosa, copaíba, poplar e tília (basswood).


. Aros
Os aros seguram as peles superior e inferior junto ao caso, e, juntamente com as canoas e parafusos, são as peças que afinam o instrumento.
Os aros de madeira naturalmente já secam um pouco o som, dando uma abafada na pele e segurando os harmônicos. Os de metal já dão um som mais brilhante e aberto. Qual usar? Fica a gosto do músico.



. Canoas ou tarrachas

Prefira as zabumbas com afinação dupla, ou seja, pele superior independente da inferior. Assim, você consegue controlar a afinação das duas bem separadamente, te dando mais possibilidades de som.
A imagem á esquerda traz uma zabumba com afinação simples, vc pode ver que a afinação de uma pele influencia na outra.
Já nessa outra zabumba abaixo, note que o controle de afinação das peles é independente.
 

. Pele superior

Já vi zabumbas com todo tipo de pele, tudo depende do som que vc quer tirar. Existem vários tipos de peles no mercado, cada uma com uma característica predominante. No caso da zabumba, apesar da característica principal da pele influenciar, sempre vamos adicionar algo a mais para abafar um pouco o som, como couro ou corvim, por exemplo. Vamos falar disso depois dos tipos de peles, OK?

Peles filme simples
A maioria dos zabumbeiros que conheço usam pele filme simples, ou seja, que tem uma camada só.. Basicamente, essas se dividem em 'clear' (totalmente transparente), leitosa ou porosa. Essa pele proporciona um som mais aberto, com muita ressonância e harmônicos sobrando. Peles filmes simples podem variar na espessura. As de maior espessura, têm harmônicos mais controlados.

Peles filme duplo
Menos zabumbeiros usam essa pele com duas camadas, mas os que usam produzem alguns dos melhores som que já ouvi. Essas peles podem ser, basicamente, hidráulica, porosa-hidráulica ou simplesmente filme-duplo. São indicadas para quem quer tirar um som mais grave, com menos sobras. Como essa pele é naturalmente mais abafada, acho mais difícil tirar um som legal dela, pois muitas vezes a zabumba pede uma pequena sobra. Mas, como eu já disse, se você conseguir tirar um som satisfatório dessa pele, você não vai se arrepender, pois essas peles dão um "peso" muito singular ao som.

Pele animal
Alguns zabumbeiros do nordeste usam essa pele, mas são provenientes de outros estilos, como coco de roda, por exemplo. Dos zabumbeiros do atual cenário do forró pé-de-serra, nunca vi ninguém usando pele animal na zabumba. Lembrando que essa pele quase não segura afinação, pois sofre a influência muito forte das variações de temperatura.

Dicas para abafar a pele

O que eu mais vejo aqui dos zabumbeiros residentes no sudeste em termos de afinação da pele superior, é um pedaço de napa, corvim ou couro redondo de aproximadamente 15cm de diâmetro colado na pele de cima, bem no meio da pele, com camadas de flanela por baixo da napa (o número de camadas varia, entre 2 e 6 aproximadamente). Na figura abaixo temos o exemplo.

O processo é o seguinte:

Desenhe dois círculos exatamente no meio da pele, um de aproximadamente 15cm e outro de 10cm (o tamanho ideal depende de cada zabumbeiro). Corte de 2 a 6 pedaços de flanela (veja quantos vc prefere usar) exatamente do tamanho do círculo menor e um pedaço de corvim do tamanho do círculo maior.
Passe cola de contato (Cascola) no espaço que fica entre os dois círculos (espeço em verde na figura) e no corvim, e espere secar bem. Depois que a cola estiver seca, ajeite as flanelas no meio da pele (sem cola mesmo, as flanelas vão soltas) e cole por cima o corvim. Cuidado ao colar, pois uma vez que a cola de contato gruda, é bem difícil de soltar.
Esse é o método mais usado pra abafar a pele superior, mas existem outros. Muitos zabumbeiros ao invés de cortar a flanela em círculos, preferem picá-la em pedacinhos e colocar por baixo do corvim; outros ao invés de flanela, usam espuma.
No lugar do corvim alguns usam fita adesiva, tipo silver-tape, outros usam emplastro sabiá. Cada material vai dar um som...
Não se prenda às regras....ACHE O SEU SOM PRÓPRIO!!

. Pele inferior
Geralmente usa-se uma pele filme simples, pois aqui precisamos tirar um som mais agudo. Como as peles filme simples deixam sobrar mais harmônicos, que muitas vezes "sujam" o som, é necessária uma grande atenção com essa pele ao afinar a zabumba. Dá pra tirar uma parte dos harmônicos abafando, mas o grande lance está na afinação.
Quanto mais apertada a pele de baixo, mais seco o som da pele superior. Como a zabumba pede som mais "gordo" e uma certa sobra, não podemos apertar muito a pele inferior. Mas se deixarmos muito solta, o som do bacalhau fica muito grave. O segredo é achar esse meio termo. COMO?
Testando muitas e muitas afinações!!! MÃOS A OBRA!

Dicas para abafar a pele:

Uma das opções é colar alguns pedaços de fita crepe do lado de fora da pele, para atenuar a vibração da pele e diminuir a emissão de harmônicos.


 Outra opção é colar um pedaço de corvim do lado de fora da pele, com cola de contato, como na figura abaixo.

  

Outros ainda preferem um pedaço de flanela preso por dentro da pele. Você deve colocar a flanela presa entre a pele e o casco, quando estiver montando e afinando a zabumba.

. Baquetas

Temos duas baquetas usadas na zabumba: os nomes populares são "pirulito" (a de cima) e bacalhau (pele inferior).

Pirulito
O pirulito é uma baqueta de aproximadamente 20cm com um feltro na ponta.
Muitos costumam usar uma baqueta de tímpano (instrumento de percussão erudita), pra mim é o som ideal. Corto ela pra ficar na medida ideal e está pronta pra uso! E é bem fácil de achar em lojas de instrumentos musicais. Detalhe importante: procure as baquetas de tímpano com a ponta totalmente arredondada. Algumas tem a ponta em formato cilíndrico, o que não dá um som muito legal pra zabumba.


Outras opções de pirulito podem ser feitas artesanalmente. Se vc pegar um feltro daqueles usados pra amortecer pratos de bateria (vc acha em qualquer loja de instrumentos), colar na ponta de uma baqueta e enrolar com uma flanela,pra ficar mais resistente e duro, está feita sua baqueta!
É interessante que o feltro não seja nem muito mole nem muito rígido, pois você precisa tirar um som "aveludado", mas também precisa de um certo "quique" pra definir o som. Eu costumo pensar no som da zabumba como um bumbo de bateria, porém um pouco menos agressivo e com uma pequena sobra que deixe a nota aberta "cantar".

Bacalhau

Sobre o bacalhau (vareta), eu recomendo uma varinha de bambu, de aproximadamente 25 ou 30cm, não mais que isso. A grossura é um pouco mais do que uma vareta de pipa. Eu uso o bacalhau curto pois me dá controle total das notas. Tem gente que usa bacalhau de 40cm, até mais.
Também existe a opção do bacalhau de plástico, q é bastante usado. Pra fazer o bacalhau de plástico vc pode pegar uma baqueta de tamborim e cortar as "pernas" deixando apenas uma, que vc vai usar como bacalhau.
O melhor jeito de achar o ideal pra você é testar, tocar, testar, tocar.....muitas vezes!!!

Espero que tenham gostado!!!!!
TÉ+!!!!!!

Comentários

  1. Ta aí, por escrito e detalhado, heim Baby?!
    haha
    valeu! abraçao.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom post,sem dúvida vai ajudar a galera que apanha pra fazer isso.
    Vou "contribuir" com uma coisa que fiz,e deu muito certo!
    Muita gente não abafa a péle debaixo porque acha que o pano ou fita atrapalha,e com o tempo se desgasta e acaba sujando a péle com cola,eu faço minhas zabumbas com afinação única,afim de deixar ela bem mais leve (menos de 2 kilos).E para abafar a péle inferior,eu corto uns pedaços de pano e prendo com fita adesiva transparente,mas prendo por dentro da péle.O som fica perfeito,sem vibração...bem seco!
    Qualquer coisa,da uma olhada no meu álbum do orkut:
    Bruno Santos
    Forró Serrapraiano

    surf_no_die@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Em que nota afina-se a (o) zabamba?

    ResponderExcluir
  4. Opa!!

    Já ouvi alguns zabumbeiros das antigas dizerem q a melhor afinação é em 'Fá'. Mas, sinceramente, não sei lhe dizer se isso procede... Quando eu tiver mais informações, passo pra todos!! (Ou se alguém souber falar disso com propriedade, entre em contato!!)

    abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse post! Gostaria muito de estar recebendo informações gerais sobre Zabumba! Estou estudando tudo sobre Zabumba, quero me especializar... Meu contato é natal_fsa@hotmail.com valeu galera! Bom trabalho do Zabumblog!!!

    ResponderExcluir
  6. Querido gostaria que me indicasse qual microfone eu posso comprar p/ um boa captação do som da Zabumba visto que os da marca AKG são bem usados? Andei dando uma pesquisada e gostaria muito de adquirir os que já vem c/ as garrinhas, são bem práticos! Então ? Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, parabens!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post. Sou zabumbeira em Vila Velha Espirito Santo a alguns anos e nunca tia lido uma matéria tão bem escrita e explicativa sobre nossa querida zabumba... Parabés

    ResponderExcluir
  9. Cara, moro em Recife-PE e passei minha vida todo ouvindo forró pé-de-serra sempre com grandes zabumbeiros. Sempre tive vontade de aprender a tocar e essa semana bati o martelo. Após ler todo o seu blog, tive corragem e pesquei as informações necessárias para comprar uma. Comprei, não manjo nada "tecnicamente" em relação a música, mas estou cada vez mais com tesão em tocar esse instrumento massa. Obrigado pelas dicas e parabéns pelo Blog.
    Abraço. Gustavo Fonseca

    ResponderExcluir
  10. Fantástico esse teu blog. Parabéns mesmo. Eu sou aspirante a zabumbeiro e gostei muito, de verdade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Valeu camarada!

    acabei de comprar uma zabumba Odery usada e estou aqui dando uma revisão nela, trocando a pele de ataque e suas informações ajudaram muito.

    forte abraço e tudo de bom

    bené

    ResponderExcluir
  12. WLEUUU CARA SHOW DE BOLA EM ........

    ResponderExcluir
  13. Meu querido a cola em que se refere, é a cascolar branca ou uma outra mais forte?!

    Tentei utilizando a mesma e não pegou o corvim na pele, descolou =/


    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cola a qual me refiro é o adesivo de contato, conhecida popularmente como cola de sapateiro. A marca mais famosa é a 'Cascola'. Acredito que essa que vc tenha usado é a 'Cascorez', que é uma cola de madeira e realmente não vai colar o corvim!

      abraço

      Excluir
    2. Agradecido meu querido, abraços e valeu

      Excluir
    3. Aqui em Franca tem una enpresa que faz essa cola e se chama Cola Amazonas. exporta para todo brasil.

      Excluir
  14. ooo legal estou começando agora gostei da dicas obrigado

    ResponderExcluir
  15. Cara você ta de parabéns, muito difícil encontrar algo sobre afinação de zabumba,até parece que os percussionistas não dão valor ao referido estrumentos ou não querem passar seus conhecimentos assim como vossa pessoas está fazendo,fico muito grato,meu zabumba ficou show de bola.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas