Forró Pé de Serra

Você está no Zabumblog, portanto deve imaginar que tem muita coisa sobre zabumba aqui...até aí tudo bem, mas zabumba, embora faça parte do naipe de instrumentos de muitos estilos de música do norte, tem uma relação muito estreita com o forró pé de serra. E é dessa relação que vou falar mais por aqui. Claro que tudo que for descobrindo sobre esse instrumento,  trarei para o Blog!
...mas vamos falar de forró?


O Forró

Há muita divergência sobre como surgiu o nome 'forró', mas isso não vem ao caso. O que precisamos saber agora é que o forró é um estilo com várias vertentes, assim como temos o estilo samba. Quando falamos 'samba' ,por exemplo, podemos estar falando de um gênero ou de um ritmo. Com o forró não é diferente.

O gênero 'forró pé de serra'

Temos então o gênero 'forró pé-de-serra', que, como diz Dominguinhos, caracteriza-se pela presença da sanfona, zabumba e pandeiro. O pandeiro nesse caso vem complementado por toda a seção rítmica  do grupo, onde temos também triângulo, reco-reco, agogô e por aí vai. Também escutamos em quase todo disco dos grandes nomes do forró  instrumentos como cavaquinho, violão de sete cordas, contrabaixo, guitarra, entre muitos outros.

Dentro do gênero forró pé-de-serra temos vários ritmos. Vamos falar de alguns:

Forró - Como eu já disse, o forró é um gênero e também um ritmo. Zabumbeiros muito experientes que vejo tocando atualmente usam a seguinte célula para o ritmo forró:

É claro que essa é apenas a base para o ritmo, temos muitas variações e floreados, como veremos em vídeos que vou postar depois.

Baião - O baião é muito confundido com o ritmo forró, mas sua intenção é bem diferente:

Esse é o Baião de Luiz Gonzaga! E claro, tbém temos muitas variações a partir dessa base.

Xaxado - O xaxado, diz a história, vem do som que os pés produziam ao  serem arrastados no chão:


Xote - O xote é um ritmo com muitas variantes. Temos xotes rápidos e lentos, e dependendo da levada, a intenção é muito diferente. Portanto, é legal ouvir bastante coisa para saber diferenciar a "pegada" que cada xote pede. Mais uma vez, temos aqui uma levada base:




Arrastapé - Também chamado de "marchinha", é o ritmo da maioria das músicas das festas São João:


Bom, aí estão os ritmos mais "clichês" do forró pé-de-serra.
É importante dizer que temos muitos outros ritmos tocados no zabumba dentro do pé-de-serra, como samba, choro, samba de matuto, adaptações de maracatu, coco, entre outros. Mas isso é assunto pra outras postagens!!


LEIA MAIS


Postagens mais visitadas