Ritmos do Forró Pé de Serra - Bases

Oi todo mundo!!

Vai aí a primeira postagem do ZABUMBLOG, onde pretendo compartilhar com todos meu interesse por ritmos e instrumentos percussivos de toda espécie, embora eu tenha uma leve queda pelo zabumba, instrumento ao qual tenho me dedicado mais ultimamente.

Como grande apreciador da música nordestina e convivendo com muitos músicos de diversas áreas, notei que muita gente tem dúvida quanto aos ritmos que se encontram dentro do estilo denominado 'forró'. Se me permitem, gostaria de falar um pouco sobre essa variedade que existe dentro do estilo, baseado no que tenho visto e aprendido nesses 6 anos dedicados ao forró pé-de-serra e, lógico, ao zabumba. Só 6 anos? É, eu sei que é pouco....rs....mas esse é o intuito: compartilhar pra aprender!

Vamos ao que interessa!

Há muita divergência sobre como surgiu o nome 'forró', mas isso não vem ao caso. O que precisamos saber agora é que o forró é um estilo com várias vertentes, assim como temos o estilo samba. Quando falamos 'samba' ,por exemplo, podemos estar falando de um gênero ou de um ritmo. Com o forró não é diferente.

O gênero 'forró pé de serra'

Temos então o gênero 'forró pé-de-serra', que, como diz Dominguinhos, caracteriza-se pela presença da sanfona, zabumba e pandeiro. O pandeiro nesse caso vem complementado por toda a seção rítmica  do grupo, onde temos também triângulo, reco-reco, agogô e por aí vai. Também escutamos em quase todo disco dos grandes nomes do forró  instrumentos como cavaquinho, violão de sete cordas, contrabaixo, guitarra, entre muitos outros.

Dentro do gênero forró pé-de-serra temos vários ritmos. Vamos falar de alguns:

Forró - Como eu já disse, o forró é um gênero e também um ritmo. Zabumbeiros muito experientes que vejo tocando atualmente usam a seguinte célula para o ritmo forró:

É claro que essa é apenas a base para o ritmo, temos muitas variações e floreados, como veremos em vídeos que vou postar depois.

Baião - O baião é muito confundido com o ritmo forró, mas sua intenção é bem diferente:

Esse é o Baião de Luiz Gonzaga! E claro, tbém temos muitas variações a partir dessa base.

Xaxado - O xaxado, diz a história, vem do som que os pés produziam ao  serem arrastados no chão:


Xote - O xote é um ritmo com muitas variantes. Temos xotes rápidos e lentos, e dependendo da levada, a intenção é muito diferente. Portanto, é legal ouvir bastante coisa para saber diferenciar a "pegada" que cada xote pede. Mais uma vez, temos aqui uma levada base:




Arrastapé - Também chamado de "marchinha", é o ritmo da maioria das músicas das festas São João:


Bom, aí estão os ritmos mais "clichês" do forró pé-de-serra.
É importante dizer que temos muitos outros ritmos tocados no zabumba dentro do pé-de-serra, como samba, choro, samba de matuto, adaptações de maracatu, coco, entre outros. Mas isso é assunto pra outras postagens!!

Divirtam-se com "Escurinho e os ritmos do forró pé de serra"!




(Créditos do vídeo para meu amigo Chaves, de São Carlos/SP)

Comentários

Postagens mais visitadas